30 setembro 2010

Taylorismo e Fordismo

Taylorismo


Em 1911, o engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor publicou “Os
princípios da administração científica”, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa seja executada num prazo mínimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prémios como incentivos.

Fordismo


O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua
empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou
com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo.
Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra. Ele adoptou três princípios básicos:

1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado;
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do stock da matéria-prima em transformação;

3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Baseado em:
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração no 11º ano.





Vantagens:
* Produtividade aumenta;
* Numero reduzido de produtos defeituosos;
* Diminuição dos custos de produção;
* Diminuição da fadiga, devido a exister um menor número de tarefas a fazer;
* Aprendizagem facilitada.

Desvantagens:
* Diminuição das actividades intelectuais;
* Cansaço físico e psíquico;
* Dificulta a mudança de emprego;
* Pode trazer problemas físicos, como deformações.

Baseado em:
Bibliografia
CARDOSO, M. Manuela , REIS, Vitor, Introdução à economia, 10º ano, Edições ASA, 1999, 1º Edição, pág. 67 e 68.


27 setembro 2010

Reflexão da Semana de 20-09-2010 a 24-09-2010

Durante esta primeira de semana eu fui criando um blog, mudando alguns aspectos da apresentação pois não é habitual trabalhar com o blog, então fui experimentado certos aspectos. Comecei já a colocar algumas postagens sobre o trabalho e o seu conceito. Penso que esta semana que passou fui fazendo os promonores inicais e agora tenho apenas de continuar. Eu não gostei muito da ideia de realizar um blog digital pois para mim é um pouco mais complicado, mas penso que só preciso de ir me habituando.

24 setembro 2010

A evolução do trabalho

O termo trabalho tem vindo a evoluir muito, desde a pré-história em que os homens caçavam para poderem comer e esse se tornava o seu emprego e as mulheres ficavam a tomar conta dos filhos até agora que existe uma imensa variedade de trabalhos. Antigamente existia uma divisão entre homens e mulheres e conforme o sexo é que se escolhia o trabalho, agora não os trabalhos já são muito mistos e já não existe esta separação. Com estas mudanças todas na definição de trabalho e no que o trabalho é, somos levados para um mundo diferente onde os animadores socioculturais existem, sim desde sempre que houve "entretenimento" mas não como agora, ser animador sociocultural tornou-se uma profissão e é uma escolha muito mais frequente.
As divisões de trabalho que existiam eram: A divisão natural do trabalho que dividia as pessoas pelo seu sexo e idade; A divisão social do trabalho que dividia as pessoas pela sua profissão, e com a Revolução Industrial passou a existir a divisão técnica do trabalho que foi criada com a maquinofactura. A divisão natural do trabalho foi a que já desapareceu mais.

Baseado em:
Bibliografia
Apontamentos de um trabalho realizado no 11º ano da disciplina de Área de Integração.

20 setembro 2010

Introdução ao módulo 7



De acordo com Giddens (1997), “podemos definir o trabalho como a realização de tarefas que envolvem o dispêndio de esforço mental e físico, com o objectivo de produzir bens e serviços para satisfazer necessidades humanas"

Baseado em:
Webgrafia
www.solidariedade.pt/UserFiles/File/conceito-trabalho-dm.doc

Mas para mim trabalho tem várias definições e depende muito da situação em que usamos a palavra por exemplo se eu disser "no meu trabalho faço isto.. " estou a referir me ao meu emprego a minha profissão (temporária ou não), mas se eu disser "hoje tenho um trabalho de AEC para fazer" isso quer dizer que tenho algo para fazer para uma disciplina logo são coisas diferentes que depedem da situação em que as uso.
O trabalho pode ser definido como qualquer actividade física ou intelectual, o trabalho visa satisfazer as necessidades dos trabalhadores. O trabalho tem duas divisões a natural que depende do sexo de cada pessoa, e a divisão social que depende da profissão de cada individuo e da sua especialização. Ao termo um trabalho este permite-nos obter um salário. prestígio pessoal,serviços e bens.

 Obs.: ( Retirei a ideia de colocar uma foto apelativa sobre o tema do módulo do blog de uma colega da turma cujo blog tem o nome de "o meu companheiro de trabalho")

19 setembro 2010

Conteúdos para o módulo 7

Conteúdos a desenvolver:


  • A evolução do conceito de trabalho
  • As novas formas de organização do trabalho
  • A evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social
  • Contacto com as propostas clássicas do Séc XX sobre organização do trabalho
  • Taylorismo, Fordismo e a crise dos modelos
  • As novas tecnologias no trabalho
  • Os direitos e deveres do trabalhador.

Objectivos:
  • Pesquisar sobre o conceito e evolução do trabalho
  • Conhecer a evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social
  • Contactar com as propostas clássicas do séc. XX sobre organização do trabalho
  • Conhecer e analisar direitos e deveres dos trabalhadores na perspectiva da formação cívica