Chegada à Instituição às 10h da manhã. Instalações um pouco degradadas por fora. Na entrada podemos encontrar o recepcionista(um dos utentes da instituição) e a sala do Dr. Nelson.
Têm um quadro com fotografias dos utentes e as actividades da vida diária que estes tem de fazer pelas várias salas, (exemplo: Arrumar a cozinha, passar a ferro, lavar a louça etc.).
No fundo do corredor podemos observar os vários trabalhos elaborados pelos utentes (exemplo: presépios em barro).
Existem casas de banho adaptadas para os utentes com os vários tipos de deficiência, alguns fazem a sua higiene quando chegam à instituição.
Nesta instituição trabalham 4 funcionários, o que é pouco e por isso estão a tentar contratar mais alguém. Nas férias faleceram 2 utentes que eram os casos mais graves da instituição, os outros utentes sentiram-se um pouco abalados e tristes.
Estão a tentar construir uma sala de seluzan (sala de luzes e cheiros) para os utentes fazerem terapia.
Existe uma sala para os utentes mais dependentes para a realização de pinturas, existe também televisão, computadores fornecidos por outras pessoas para os utentes poderem jogar e aprender diferentes coisas.
Existe outra sala onde eles realizam os trabalhos de costura, jogos.
Outra sala para os mais autónomos, com mais capacidades realizarem os seus sacos personalizados, pinturas, costuras, tapetes etc.
Uma sala para a fisioterapia dos utentes, nesta sala também existe um quadro de incentivos, onde ás sextas feiras realizam uma reunião com todos os utentes para eles se avaliarem e receberem o incentivo de 5€.
Existe uma outra sala de desporto e também de lazer onde tem os equipamentos para a sua realização.
Os utentes tem autonomia para saírem da instituição para irem ao mercado, ao café, fazer recados diários como por exemplo: ir buscar pão.
Quando os utentes perdem o transporte para irem para a instituição, deslocam-se a pé, porque realmente querem estar na instituição.
A instituição tem um refeitório, onde os utentes realizam as suas refeições, onde o almoço é fornecido pelo Brilha.
Existe uma casa das máquinas para lavarem e passarem a roupa. Na instituição fazem a reciclagem e tem caixotes para isso.
Os utentes realizam sacos personalizados onde dependendo das capacidades cada um realiza uma parte. Quando está bom tempo os utentes vão para a rua, fazer as suas actividades de jardinagem, por exemplo.
Há pessoas que vem depositar sacos do lixo para a instituição fazer a separação. Ás quintas feiras à noite contrataram uma pessoa para realizar um curso de pintura onde participam utentes da instituição e pessoas de fora.
Sem comentários:
Enviar um comentário